FICA A DICA: Decorando apartamentos pequenos


A decoração de um apartamento pequeno pode tirar o sono de quem está prestes a se mudar. As medidas não se encaixam no tamanho dos móveis encontrados nas lojas e a sensação é que nada vai caber em lugar nenhum. Mas tudo nessa vida tem solução, não se desespere. Veja algumas dicas que separamos para você decorar um apartamento pequeno de modo prático e divertido.

1. Ilumine - Mantenha o ambiente bem iluminado para dar a sensação de ele ser mais arejado e parecer maior.

2. Abuse dos espelhos - Um espelho na parede oposta à janela reflete a luz em todo o cômodo, deixando-o mais “amplo”. Já no banheiro, opte por um armário suspenso com espelhos na porta para ganhar mais espaço.

3. Móveis multiuso - Um banco, por exemplo, pode servir de suporte para livros, assim como uma escada de madeira para um jardim vertical ou porta-objetos. Dica de ouro: uma estante vazada separando um ambiente do outro não bloqueia a luz nem a ventilação, atendendo aos dois espaços ao mesmo tempo.

4. Invista em gavetas - escolha móveis que tenham nichos e gavetas para armazenar outros objetos.

5. Verticalize - Linhas verticais fazem com que o teto pareça mais alto. Você pode usar as listras nos papéis de parede ou em detalhes nas cortinas.

6. Escolha sofás compactos - Use no máximo um sofá de 3 lugares para não bloquear janelas nem “apertar” o ambiente. Outra sugestão é apostar em sofás e cadeiras de braços abertos e pernas expostas.