Vantagens de morar e/ou investir em Lajeado


Lajeado é um município brasileiro localizado no interior do Rio Grande do Sul. Com uma população estimada em 79.819 habitantes, é uma das dez cidades com maior densidade populacional do estado. Com um índice de Desenvolvimento Humano de 0,778, Lajeado é a 16ª cidade com melhor qualidade de vida do estado. Conheça as vantagens de viver lá!

 

Ótima localização

Localizada a apenas 112 km da capital gaúcha, Lajeado é uma região metropolitana que está dividida em 27 bairros, sendo Centro e São Cristóvão os mais populosos. Tem como municípios limítrofes: Arroio do Meio, Marques de Souza, Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela e Forquetinha.

 

Rica em cultura e turismo

A população de Lajeado é formada por descendentes de alemães e italianos. A cidade conta com o Parque Histórico, onde foram realocadas casas típicas alemãs da região, construídas na época da imigração, e onde foi gravado o filme “A paixão de Jacobina”. Possuindo uma ampla área de turismo, destaca-se por ser uma cidade limpa e com vários locais de lazer. Os principais pontos turísticos são: Parque dos Dick, Praça da Matriz, Casa de Cultura, Parque do Engenho, Jardim Botânico de Lajeado e Parque Histórico. A cada dois anos acontece a feira mais importante da região, a Expovale, no mês de novembro.

 

Educação

Em Lajeado você encontra a Universidade do Vale do Taquari – Univates, onde são oferecidos 46 cursos de graduação, 13 opções de cursos na modalidade educação a distância, 1 sequencial, 17 técnicos, 37 de pós-graduação além de diversos cursos de educação continuada. O Teatro Univates coloca o Vale do Taquari na rota dos grandes espetáculos artísticos nacionais. É um dos maiores teatros do Rio Grande do Sul. Durante todos os anos de dedicação ao conhecimento e ao crescimento da região, a Univates formou 12.970 estudantes de Graduação e Sequenciais, 4.187 em nível de Pós-Graduação e 3.158 nos cursos Técnicos.

 

Está entre as cidades mais desenvolvidas do País

De acordo com o ranking da FIRJAN de cidades mais desenvolvidas do Brasil, Lajeado ocupa a 13ª posição, sendo a primeira do Rio Grande do Sul. É apontada também como a 7ª melhor cidade para se viver após os 60 anos em cidades entre 50 e 100 mil habitantes, ocupando o primeiro posto dentre os municípios gaúchos.

 

Economia

Suas principais atividades econômicas são voltadas à indústria alimentícia e onstrução. É conhecida por ser a “capital do Vale do Taquari”, tendo em vista a importância sócio-econômica no mesmo. Lajeado é um polo da alimentação, contando com grandes empresas do setor, como Brasil Foods, Minuano, Docile Alimentos, Florestal Alimentos, Fruki e Sorvebom. Além disso, a cidade conta com uma distribuidora de combustíveis de nível estadual (Charrua) e uma universidade (Univates).

Está situado no município, na BR-386, um dos maiores shoppings do RS, o Shopping Lajeado, que possui grandes marcas de lojas e restaurantes como Lojas Renner, Burger King, Lojas Americanas e Subway. O shopping também possui as únicas quatro salas de cinema do Vale do Taquari, sendo uma 3D.

Em 2010 passou a contar com uma loja da multinacional Wal-mart, tendo a bandeira Maxxi Atacado. Além dele, outros hipermercados de Lajeado são Rissul, Supercenter, Imec, Rede Super e STR Supermercados.